Os terrible twos também podem ser maravilhosos

Os terrible twos também podem ser maravilhosos

Os terrible twos também podem ser maravilhosos. Nada de achar que é péssimo.

Ninguém consegue provar cientificamente que, quando os bebês chegam aos dois anos, eles viram pequenos seres cheios de disposição para tornar a vida da família um momento desafiador. No mínimo.

Sim, eu sei. Eles ainda esbarram em tudo e todos. Pisam no seu pé assim que você acabou de pintar as unhas e tropeçam ao menor aclive. Claro, eles não sabem lidar com os próprios sentimentos e frustrações e com isso recorrem aos grunhidos, gritos histéricos e chororô sem fim. Ainda mordem, batem e usam todas as piores alternativas para se comunicar. Principalmente se ouvirem a palavra não.

Nós, os pobres pais reviramos os olhos, nos irritamos, nos trancamos no banheiro e lembro bem do aumento do consumo de taças de vinho depois que todo mundo dorme. É emocionalmente desgastante. É um trabalho braçal de verdade. Ainda sim… São os nossos filhos e nada é assim tão ruim que não possa piorar.

A verdade é que os dois anos são terríveis somente se você tirar completamente os óculos cor de rosa que tornam a maternidade em vida perfeita. Mas, se você optar por ter dias melhores, muito bom humor e otimismo, tenho certeza que dá para encarar os dois anos dos filhotinhos e transformá-las em uma das fases mais divertidas da primeira infância e eu te digo o porquê:

 

Os terrible twos também podem ser maravilhosos

 

 

1) Os dois anos são uma época de superlativos. Os ataques de pelanca são tão frequentes quanto os beijos, abraços e carinhos a qualquer momento, que te pegam de surpresa. Quem não ama beijo molhado de filho logo pela manhã?

2) Essa versão gigante do seu pequeno recém-nascido pode até estar coberta de papinha, mas depois do banho o cheirinho de bebê está lá. Aquele cangote quentinho para você apertar e cheirar sem parar.

3) Crianças são pequenas esponjinhas. O que você ensinar, e até o que você não quiser que eles aprendam, eles vão memorizar rapidamente. Não existe conhecimento suficiente nesse mundo para essa turminha.

4) A curiosidade aguçada transforma essas criancinhas em massinhas de modelar. É o melhor momento para continuar com os bons hábitos alimentares e uma rotina bem planejada. Logo depois vem uma fase seletiva que enlouquece ainda mais os pais preocupados com uma alimentação saudável.

5) Com a curiosidade vem o raciocínio rápido. Eles querem saber por que existem formigas, por que tem joaninha na praia, por que pode pegar folha do chão, mas não pode arrancar da árvore? Sim, você pira com os “porquês”. Mas também se emociona ao enxergar o mundo pelos olhinhos deles.

6) É uma boa época para levar para tudo quando é canto. Viajar no final de semana, ir ao supermercado, ir ao parquinho ou passear pelo comércio resolvendo do armarinho ao banco, pra eles tudo é festa, desde que você esteja ao lado dele. Pra facilitar a sua vida meu conselho é somente se organizar e entrar no esquema de fazer as coisas longe do horário da soneca/refeição (ou que você consiga fazer isso na rua) e tenha a mão uma meia dúzia de distrações que vão se alternando ao longo do dia.

 

Tudo passa e passa ainda mais rápido do que a gente se dá conta. Sabe aquele momento passar de fase no videogame? Na maternidade é igual.

Cada fase é igualmente desafiadora, com seus dramas particulares e momentos apaixonantes. O importante é viver tudo com a mesma intensidade.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

Seja o primeiro a comentar