Dicas de ouro para fazer o seu filho comer melhor

Dicas de ouro para fazer o seu filho comer melhor

Desde a introdução alimentar que as famílias sofrem com crianças que não comem o suficiente, ou são seletivas, ou não querem comer legumes e vegetais, cismam em só comer comidas amarelas e mais uma infinidade de particularidades que tira qualquer um do sério.

A verdade é que eles vão passar por muitas fases até desenvolver seu paladar completamente. E, às vezes, eles vão se recusar a comer somente pra chamar a atenção.

Mas comer bem é um hábito, seja para bebês, crianças e até adultos. E se você está sofrendo com os hábitos alimentares do seu filho, talvez essas dicas simples possam ajudar no processo:

Não devemos “negociar com o inimigo”.

Se a criança se recusou a comer o almoço por pura preguiça (excluindo aqui crianças doentes, ou com algum problema alimentar), não tem um lanchinho meia hora depois ou substituições mais palatáveis. Se ele estiver com fome, tem o prato de comida rejeitado do almoço.

 As regras valem para todos.

Não adianta dizer que a criança não pode comer chocolate na segunda-feira enquanto você ostenta uma barra na frente dele. Algumas regras precisam ser coletivas, mesmo que você as quebre escondida no banheiro.

Seja o melhor exemplo.

Não adianta nada você insistir para ele comer o tomate cereja, quando o seu prato não tem variedade. Legumes, verduras e frutas devem fazer parte da vida de toda a família.

Entenda que alguns alimentos ele simplesmente não vai gostar.

Embora seja importante, sobretudo na fase de introdução alimentar, fazer o bebê experimentar a mesma comida várias vezes e de diversas formas, existem algumas coisas que seu filho simplesmente vai rejeitar sempre. Nem toda criança vai gostar de brócolis e tudo bem. Acho até válido que, de ano em ano, você insista que ele prove novamente. Mas esteja preparada pra cara de nojo. Isso só se torna um problema se ele não quiser comer nada.

Paladar diversificado.

Você não precisa transformar seu filho em uma criança gourmet, mas sempre que possível faça com que ele experimente outros temperos, ingredientes e culturas. Não precisa nem viajar. Se um jantar da semana for “étnico”, você pode começar com coisas simples como pizza, até pratos mais desafiadores, como os asiáticos.

Estipule dias específicos para o consumo de açúcar.

O açúcar não apenas vicia, mas também estraga o paladar. E, quando você faz um esforço consciente de tirar o açúcar da sua vida é que se dá conta do quanto consumimos em um dia. À medida em que eles vão crescendo, acho mais difícil criá-los longe de qualquer tipo de açúcar, mas com alguma criatividade você consegue limitar. O paladar dos pequenos (e o seu) agradece.

Mãos na massa.

A cozinha não pode e nem deve ser território desconhecido para as crianças. Quanto mais cedo eles fizerem parte do preparo dos alimentos, mais fácil é fazer com que eles comam o que estão ajudando a criar. Eles serão gratos por estarem envolvidos até nas tarefas mais simples.

Excursões alimentares.

Levá-los a feira, mercados populares, feiras de orgânicos ou mesmo ao supermercado podem ser garantia de diversão. Ajude-os a escolher os alimentos, por exemplo. Se você quer quatro tipos de frutas naquela semana, faça com que ele escolha semanalmente frutas diferentes. Por exemplo: na semana 1 ele escolhe banana, maçã, uva e pera. Na próxima ele escolhe manga, abacaxi, abacate e caqui. Faça com que ele experimente novos preparos nas feiras de produtores locais.

Entenda que nem todos os dias serão perfeitos.

Tudo bem se um dia ele só quiser hambúrguer e pizza e brigadeiro. Desde que seja um dia especial e não a regra. 

Rotina e cardápio organizados.

Fazer cardápio pode parecer chato, mas organização de rotina é das coisas mais importantes para manter uma família funcionando. Também é uma das regras principais na hora da mudança de hábitos. Planeje os cardápios com seu filho, depois planeje a lista de compras e até mesmo como preparar e congelar os preparos da semana. Quanto mais envolvido no processo, maior a sensação de pertencimento. 

Boa sorte e depois volta aqui pra contar pra gente se funcionou.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

Seja o primeiro a comentar